Como regular máquina agrícola para plantio de sementes de pastagem
1º passo – Medir 100 metros no terreno onde será feita a semeadura;
2º passo – Estabelecer a marcha e a rotação de trabalho, que não poderão ser mais alternadas; (geralmente se usa 2º simples numa rotação que varia entre 1400 e 1600 rpm).
3º passo – Cronometrar o tempo que o trator leva para percorrer os 100 metros; Geralmente o trator percorre os 100 metros em 50 segundos, mas pode haver variação.
4º passo – Colocar 1 ou 2 sacos de sementes na semeadeira. Quando as sementes forem incrustadas deve-se retirar qualquer misturador existente no interior da máquina para que este não danifique o recobrimento da semente.
5º passo – Com o trator parado, ligar a tomada de força, colocar na rotação escolhida no item 2 e abrir a máquina numa abertura aleatória da regulagem para que comece a sair semente medindo-se assim a largura da faixa de semeadura.
Geralmente as larguras são as seguintes:
- Sementes incrustadas (panicum e brachiárias) – 8 metros de largura;
- Sementes convencionais – 6 metros de largura.
Assim, temos uma área teste que mede 100 metros de comprimento por uma largura que varia entre 6 e 8 metros;
Usar uma regra de 3 (três) simples para calcular o peso de coleta conforme a recomendação de cada espécie.
(Ex. Brachiária brizantha com 50% VC – 10 kg/ha)
Se: em 1 ha (10.000 m ²) temos que jogar 10 kg, em 600 m ² temos que jogar quanto?
Então, em 600 m² x 10 kg ÷10.000m² = 0,60 kg que é igual a 600 gramas.
Pronto, chegamos à quantidade de sementes que deverá ser jogada em 1 hectare ou 10.000 m².
6º passo – Retirar o pêndulo da máquina, colocar um saco plástico na “boca” de saída do produto e prendê-lo com a ajuda de um elástico ou amarrá-lo com barbante;
7º passo – Com o trator parado, colocar na rotação de trabalho definida anteriormente e ligar o cardan.
8º passo – Escolher uma regulagem aleatória na régua de graduação da semeadeira, abrir a alavanca de vazão do produto pelo período cronometrado (item 3) e pesar o saco com as sementes, até se atingir a regulagem que der a vazão das 600 gramas necessárias conforme o exemplo.
Se for necessário, repetir a operação várias vezes até que se atinja uma abertura ideal.
Pode haver uma variação de até 5% para mais ou para menos, na quantidade de semente coletada na regulagem.
Isso é normal. Dificilmente se consegue uma precisão na regulagem da máquina e coleta da semente.
Caso a pesagem seja inferior à quantidade calculada no exemplo acima, deve se abrir a regulagem e realizar novamente a coleta do material até chegar na quantidade estipulada ou próximo a ela.
Incorporação das Sementes
Recomenda-se a semeadura de 2 a 3 cm de profundidade para sementes de Brachiárias e de 1 a 2 cm para as sementes de Panicuns. Assim dependendo da textura do solo se houver o aprofundamento excessivo das sementes poderemos ter atraso na germinação e até perda do plantio.
Em solos argilosos recomendamos utilizar a grade niveladora levemente aberta (primeiro furo) e em solos arenosos utilizar o rolo compactador.
Implementos usados na incorporação
Rolo compactador: Permite melhor contato das sementes com o solo, facilitando a sua germinação. Este equipamento pode ser usado após a semeadura a lanço em solos arenosos, não sendo recomendado em solos argilosos.
Grade niveladora: É recomendada na incorporação, quando se realiza semeaduras a lanço, a 2 cm de profundidade em solos argilosos. Não é recomendado para solos arenosos, pois as sementes podem ser aprofundadas de maneira excessiva.
Vale lembrar que, o enterrío das sementes compromete totalmente a emergência das plântulas comprometendo a formação.